Meu pai, João de Pontes Medeiros , nasceu em 1857 na villa da povoação, próxima a cidade de Ponta-Delgada, capital da ilha de São Miguel, archipelago dos Açores (Portugal).
Minha mãe, Maria Amélia de Pontes , nasceu em l860, em Quixeramobim neste estado, e viveu por muitos annos, em Mulungu, Serra do Baturité.
Meus avós paternos foram, José da Ponte Medeiros, parente dos Raposos e, salvo engano, administrador das capa tazias de Ponta-Delgada e Rosa da Ponte, também conhecida como Rosinha do Canto, em virtude da situação da casa em que moravam nos Açores.
Meus avos maternos, foram o Tenente Francisco Silvano de Souza Mendonça, supponho que natural de Aracaty, filho de José Cypriano de Souza e Joanna Joaquina Bernarda de Mendonça e Laiza de Mendonça Rocha, filha de Miguel Ferreira da Rocha, da Tapera, em Caucaia ou Soure.
Meu bisavô José Cypriano de Sousa, era filho de Mathias (talvez Ferreira da Rocha) e minha bisavó Joanna Joaquina Bernarda de Mendonça, era filha de Joaquim Bernardo de Mendonça e Francisca Nunes de Bulhões.
Por parte de meu pai, só sei que um de meus bisavós tinha o nome de Diogo.
(Meu pai, já aqui no Brasil, mudou o nome de Ponte para Pontes, para não se confundir com um irmão a quem deram o mesmo nome de João).
Nasci as 16 horas de um sábado, 4 de Setembro de l880, a Rua 7 de Setembro, em Baturité, e fui baptisado na Igreja de Santa Luzia, pelo Padre Conceição, sendo padrinhos meus avós maternos.
Olá, Ivan!Gostaria de saber como tens tantas informações sobre os Pontes Medeiros.Legal!poste mais informações...
ResponderExcluirAtt. Raphael Araujo de Pontes Medeiros, neto de João Maria de Pontes Medeiros e Zuleide Silveira de Pontes Medeitos